Usar impermeabilizante é tão importante? Descubra os benefícios!

77 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

O projeto de impermeabilização é uma das etapas mais importantes de uma obra. Afinal, proteger a estrutura contra mofo e umidade é essencial para garantir a qualidade final da construção. Continue a leitura deste artigo da Chatuba para entender a importância de usar impermeabilizante. Ademais, separamos 7 benefícios imperdíveis!

A importância de usar impermeabilizante na obra

Usar impermeabilizante: passo a passo

O impermeabilizante é um produto líquido que deve ser aplicado nas paredes internas e externas antes do recebimento da tinta. A sua função é proteger o imóvel contra umidade, infiltrações, fungos e mofo. Como consequência, a construção se mantém livre de manchas, mau cheiro e outros problemas. Por isso, usar impermeabilizante é tão importante!
Veja quais são as áreas que devem ser impermeabilizadas:

  • alicerces e muros de arrimo;
  • áreas molháveis;
  • fachadas e muros;
  • lajes e coberturas;
  • piscinas e reservatórios.

Proteção contra umidade

A umidade pode ter diferentes pontos de origem: águas pluviais, vapores de condensação, chuva, vento, maresia e do solo. O líquido proveniente desses elementos pode facilmente atingir superfícies e penetrar as paredes. É aí que entra o impermeabilizante!

Quando aplicado na parede, o produto cria uma camada de proteção capaz de evitar o surgimento de manchas ocasionadas pela chuva. Em áreas mais úmidas, como banheiros e lavanderias, o uso do impermeabilizante bloqueia a umidade. Além disso, também age contra a incidência de raios ultravioleta.

Correção de prejuízos inesperados

Usar impermeabilizante: 7 benefícios

É possível usar impermeabilizante para corrigir problemas já existentes. Alguns modelos do produto são indicados especialmente para reparos imediatos. Por exemplo, umidade que entra via telhado ou laje deve ser bloqueada mediante a aplicação de impermeabilizante diretamente no local afetado.

Impede surgimento de manchas e fungos

Usar impermeabilizante antes da pintura nas paredes internas é fundamental para evitar o aparecimento de manchas, fungos e bolor. Além disso, uma aplicação adequada previne danos à saúde das pessoas, já que essas podem respirar o ar contaminado pelos fungos.

7 benefícios do impermeabilizante

Em síntese, podemos resumir os benefícios de usar impermeabilizante nos seguintes aspectos:

  1. evita o aparecimento de mofo e fungos;
  2. produção da camada de proteção contra agentes externos;
  3. protege as paredes contra a ação do tempo;
  4. resolve problemas de fissuras;
  5. fácil e rápido de ser aplicado;
  6. manutenção da pintura;
  7. impede o surgimento de danos na estrutura do imóvel.

Este artigo foi útil para você? Então, confira outros artigos exclusivos no blog da Chatuba.
Já falamos sobre impermeabilizante para parede, tipos de impermeabilização de telhados e como manter a casa protegida durante os períodos de chuvas. Boa leitura!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM