6 passos para fazer a parede de cimento queimado perfeita!

87 VISUALIZAÇÕES
Decoração e Tendências imagem principal blog

A parede de cimento queimado é a mais nova tendência de decoração. Ela pode ser feita em diversos ambientes e possui a capacidade de torná-los mais modernos. Além do baixo custo, flexibilidade de combinação de cores e alta durabilidade, seu processo de composição é bem fácil. Continue a leitura deste artigo da Chatuba Materiais de Construção e descubra quais são os passos para fazer a parede perfeita!

Quais são os passos para criar uma parede de cimento queimado?

Antes de iniciar o preparo da parede de cimento queimado é preciso produzir a massa de cimento que será uma base. Para fazê-la, utilize água, areia e cimento em uma proporção que crie uma mistura homogênea.

Na sequência, veja os passos que você precisa seguir para conseguir um bom resultado em sua decoração!

Passo 1: separe os produtos

Como dissemos, uma base de cimento servirá como suporte para a parede de cimento queimado. No entanto, somente isso não será suficiente para torná-la super moderna! Outros materiais precisam estar presentes! Fizemos uma lista com eles:

  • 1 lata de massa corrida;
  • 1 tubo de pigmento preto;
  • água;
  • espátula;
  • fita crepe;
  • colher;
  • esponja;
  • lixa grão n.º 40.

Passo 2: escolha a parede

Depois de já ter separado os elementos que são necessários, é preciso escolher em qual parede eles serão aplicados. Aqui, então, a ideia é montar esta composição em um local onde ela possa ficar uniforme. Para tanto, a parede deverá ser livre de poeira, umidade e gordura.

Uma boa dica, nesse sentido, é optar por uma parede onde o cimento queimado contraste com prateleiras e outros elementos com cor.

imagem de parede de cimento queimado

Passo 3: isole os pontos da parede

Nesse terceiro passo é essencial isolar com fita crepe os quatro pontos da parede escolhida. Isso irá preparar o local para receber a mistura de cimento queimado. É válido destacar que ao passar duas vezes a fita será possível obter uma apresentação mais nivelada.

Passo 4: prepare a mistura

Para criar a parede de cimento queimado, será primordial preparar uma mistura. Para isso, em uma lata coloque 6 colheres de massa, 150ml de água e gotas de pigmento de sua preferência. A funcionalidade desse último elemento está ligada à cor da mistura. Então, se você deseja obter um efeito mais claro, pingue poucas gotas. Depois disso, misture tudo utilizando a espátula. É importante lembrar que a mistura com 150ml de água não ficará muito dura. Esse fator facilita sua aplicação na parede.

Passo 5: aplicação

Depois de já ter o local e os materiais preparados, é chegado o momento da aplicação. Para realizá-la utilize uma esponja ou desempenadeira. Posicione sobre ela um pouco de massa e empregue na parede fazendo movimentos circulares, a exemplo de limpar um vidro.

Após a primeira demão, é fundamental esperar 4 horas para a secagem completa. Nessa etapa do processo é preciso ter bastante atenção. A segunda demão apenas poderá ser iniciada caso você certifique que a parede está totalmente seca. Lembre-se: quanto mais demãos forem passadas, mais escuro será o efeito da parede de cimento queimado.

parede de cimento queimado na cozinha

Passo 6: finalização

Se você deseja um arremate mais liso, será preciso lixar a parede com a lixa de grão n.º 40 após a última demão. A parede deverá ser lixada em movimentos circulares, tal qual a massa foi empregada. Depois de lixada, ela irá apresentar um aspecto mais brilhante e suave ao toque. Para a retirada do pó, ao final, é recomendado uso de pano úmido com água.

Gostou do nosso artigo? A Chatuba é uma loja de material de construção! Veja em nosso blog, mais artigos como este para enriquecer seu conhecimento! Quais são as ferramentas que não podem faltar, como realizar a limpeza de obras corretamente e a diferença entre aplicação de massa acrílica e massa corrida estão lá! Não deixe de conferir!

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM