O que devo analisar ao comprar um terreno?

105 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Comprar um terreno, sem dúvidas, não é como comprar um apartamento ou uma casa já pronta. Por mais que as outras opções também não sejam simples, escolher o terreno certo exige analisar uma série de pontos que, caso não sejam observados, podem trazer grandes problemas futuramente.

Ainda que exija muita atenção, comprar um terreno pode ser uma ótima opção para quem deseja realizar um investimento ou ter a possibilidade de construir a casa própria, sonho da maioria dos brasileiros. Para que você não passe por problemas na sua aquisição de um terreno, a Chatuba Materiais de Construção elaborou uma lista com pontos importantes que devem ser analisados.

Pontos importantes para analisar ao comprar um terreno

Documentações

Essa é a parte mais importante e que mais costuma trazer problemas. Antes de comprar um terreno, procure a situação da matrícula do imóvel no cartório de registro de imóveis. Este documento mostra o histórico do terreno, o que foi feito nele nos últimos anos (construção, demolição), últimos donos e outras informações. Além disso, na documentação também consta a licença do terreno, que diz as regras sobre construções naquele lugar, limitações, tempo para construir, características ambientais e afins.

Preços

Você visitou outros terrenos por perto para fazer a comparação dos preços da região? Se não, faça isso antes de fechar um negócio de compra de terreno. Muitas vezes, os vendedores dão um preço alto para que haja negociação e, se você não tiver um embasamento de valores, poderá ser prejudicado.

Dimensões

Na documentação do terreno, também consta as dimensões dele. É muito importante que isso seja checado por você. Procure confirmar se você está, de fato, adquirindo um terreno com as devidas medidas de largura e comprimento, de acordo com o que consta nos documentos.

Desnível

É comum que terrenos tenham desníveis. Esteja atento se será possível realizar as suas construções no terreno mesmo com essas condições. Caso o nível de declive seja prejudicial à sua obra, você pode nivelar o seu terreno colocando ou tirando terra, dependendo do tipo de desnível.

Localização

Principalmente se sua intenção for construir uma casa para a sua família no seu futuro terreno, preste muita atenção à localização. Ande pelo bairro, observe um pouco a vizinhança e seus hábitos, veja se esse é o melhor lugar para a sua família morar. Outra boa dica é pesquisar sobre possíveis futuras construções no entorno do seu terreno. Se existir um projeto de casa noturna ao lado, talvez não seja a melhor opção construir uma igreja ali, por exemplo.

Comprou seu terreno e quer construir sua casa? Não se esqueça de procurar por materiais de construção de qualidade. A Chatuba, loja de material de construção, tem os melhores produtos para a sua obra.

Links úteis:

lojas de materiais de construção rjmateriais de construção rj.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM