Aprenda como instalar papel de parede corretamente

96 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Instalar papel de parede não é um “bicho de sete cabeças” como muitas pessoas pensam que seja. Seguir as instruções e ter em mãos os equipamentos necessários são soluções para que a técnica seja finalizada corretamente. Neste artigo, a Chatuba Materiais de Construções separou o passo a passo de como instalar papel de parede para que todas suas dúvidas a respeito sejam sanadas! Boa leitura!

Qual é o modo correto de instalar papel de parede?

O papel de parede pode garantir um novo design a um ambiente sem precisar de muitas modificações. Pode ser encontrado com diversas texturas e estampas. Além disso, uma de suas vantagens mais expressivas é a durabilidade que pode atingir, em média, até 6 anos.

A seguir, separamos o passo a passo de como instalar papel de parede corretamente. Entretanto, antes, certifique-se ter em mãos os seguintes materiais:

  • cola;
  • um pote fundo;
  • escada;
  • trena;
  • rolo e brocha;
  • tesoura e estilete;
  • espátula;
  • pano e esponja;
  • lixa.

Duas poltronas amarelas em frente a um projeto de como instalar papel de parede

Passo 1: nivele a parede

O primeiro passo para instalar papel de parede corretamente consiste em nivelar a parede. Dessa maneira, aplicar gesso ou massa corrida podem ser maneiras de atingir êxito nesse passo número um. A ideia é que com a parede mais lisa o papel de parede não crie bolhas ou ondulações.

A lixa poderá ser uma importante aliada para deixar a parede no nível correto.

Passo 2: passe uma demão de tinta

Antes de instalar papel de parede procure passar uma demão de tinta. Essa atitude irá impedir que pequenos pedaços de gesso ou de massa corrida possam grudar no papel de parede. Use o rolo para garantir que toda a parede fique pintada igualmente.

Passo 3: meça a área da instalação

Caso você tenha comprado o papel de parede ainda sem saber as medidas corretas, o passo 3 será válido. Após proceder a pintura da parede e esperar pela secagem, riscar no papel os pontos onde serão encontrados interruptores ou janelas é fundamental. Isso ajudará na compreensão do espaço que será ocupado por ele. Além disso, também será possível identificar se ao final do processo de instalar papel de parede será necessário emendar pequenas partes.

Use a trena para certificar-se sobre as medidas e corte o papel de parede com a tesoura ou estilete.

Mãos de um homem realizam o processo de instalar papel de parede

Passo 4: prepare a cola

A cola do papel de parede consiste em um pó que deve ser diluído anteriormente em uma proporção de água equivalente a 10% de 3 litros de água. Isso irá facilitar que a mistura fique homogênea.

Depois de ser dissolvida em quantidade menor de água, conduza a mistura para o pote maior com a quantidade total de 3 litros.

A mistura deverá ficar concentrada para agir durante 30 minutos antes de ser passada sobre o papel de parede.

Passo 5: passe a cola sobre o papel de parede

O penúltimo passo de instalar papel de parede consiste em passar a cola sobre o papel.

É importante redobrar a atenção para que a quantidade de cola não seja excessiva, mas suficiente para garantir a aderência do papel na parede.

Passo 6: aplique o papel de parede

Para o último passo de como instalar papel de parede é fundamental ter por perto uma escada que possa ajudar no alcance das partes mais altas. Lembre-se de iniciar a aplicação do papel de parede da parte superior para inferior.

Para garantir a fixação do papel de parede, use a brocha. Assim, o aparecimento de bolhas poderá ser evitado.

Onde encontrar?

Gostou do nosso artigo sobre como instalar papel de parede? Na Chatuba Materiais de Construção você encontra diversos modelos! Somos uma loja de materiais de construção onde você encontra diversos produtos que possam fazer parte de sua obra ou decoração. Ademais, todos os materiais que foram citados na lista do início deste artigo, você encontra em nossas lojas! Veja em nosso blog como remover adequadamente qualquer textura de parede, como usar o rolo de pintura e a fórmula de economizar na reforma do banheiro.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM