Saiba tudo sobre economizar água com cisternas

105 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Diariamente, milhões de brasileiros são afetados pelo racionamento de água em grandes cidades. A escassez deste recurso vital é um fator preocupante, visto que cerca de 40% da água tratada é desperdiçada devido ao uso excessivo e má utilização. Portanto, economizar água é um dever de toda a população.

Uma solução prática para reduzir o consumo de água e evitar seu desperdício é aproveitar a água da chuva. Para fazer a captação deste recurso é necessário instalar uma cisterna no telhado ou no solo. O reservatório de armazenamento também auxilia na captação e direcionamento do sistema de abastecimento de água da casa.

Neste artigo da Chatuba apresentamos a melhor maneira de economizar água com cisternas na sua residência. Confira!

Questões importantes sobre economizar água com cisternas

O que é uma cisterna?

Saiba como economizar água com cisternas

A cisterna é um reservatório que faz a captação da chuva com o intuito de aproveitar a água proveniente deste fenômeno e armazená-la para uso doméstico. É um sistema útil e de baixo custo para economizar água e pode ser instalado em casas, apartamentos e condomínios.

O funcionamento da cisterna ocorre da seguinte maneira: a água da chuva é coletada diretamente das calhas instaladas no telhado da casa. Antes de entrar na cisterna, a água é levada para um filtro que elimina folhas e resíduos. Depois, ela é conduzida pela tubulação até o fundo do reservatório, que faz o abastecimento da caixa d’água. Após esta etapa, a água pode ser utilizada para usos secundários.

A água da chuva é potável?

Economizar água potável

A água da chuva não é considerada potável, já que pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, nitrato e amônio. Por isso, ela não é adequada para consumo humano e deve ser utilizada para fins não potáveis. Cada 10 mm de chuva por metro quadrado equivale a 10 litros de água coletados. Portanto, a cisterna é um ótimo recurso para acumular bastante água e aproveitá-la nas tarefas do dia a dia, evitando o desperdício.

Onde reutilizar a água da chuva?

A água da chuva coletada por meio de cisternas pode ser utilizada para lavagem de pisos, fachadas e carros. Nos banheiros, podem servir para descargas de vasos sanitários e mictórios. Em piscinas, a água reaproveitada pode complementar até 1/3 do volume total do tanque. Utilize-a para irrigar plantas e jardins, além de incluí-la na máquina de lavar roupas.

Quanto se economiza reutilizando a água?

A aplicação de medidas preventivas contra o desperdício de água em casa, como diminuir o tempo que o chuveiro fica ligado e evitar deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, é primordial. A utilização de cisternas também é um ótimo recurso para controle da água, pois economiza até 50% nas despesas do mês. Além disso, quem usa esse artifício está ajudando a preservar o recurso hídrico vital no meio ambiente.

O reaproveitamento da água da chuva pode economizar até 10 litros na descarga sanitária em um único acionamento do dispositivo. Aproximadamente 360 litros de água são gastos ao lavar um carro com a mangueira aberta e 280 litros são desperdiçados ao lavar a calçada por 15 minutos.

Como comprar uma cisterna de qualidade?

Cisterna AcquaLimp para economizar água

Equipamentos e instalações adequadas são essenciais para armazenar a água de reúso de maneira segura. O armazenamento incorreto do recurso pode resultar em proliferação de mosquitos, além do surgimento de germes e bactérias. Portanto, deve-se comprar cisternas de uma marca de confiança para economizar água.

A Cisterna Equipada Acqualimp apresenta tecnologia e inovação ideais para entregar o melhor sistema para sua casa. Ela é uma solução eficiente para minimizar os efeitos do racionamento de água com alcance elevado. O reservatório é produzido com polietileno de alta densidade e não ocupa espaço, pois é enterrado diretamente no solo.

O sistema de fechamento com tampa click garante vedação completa e impede a entrada de mosquitos transmissores da dengue. Seu revestimento antibacteriano previne o surgimento de fungos e bactérias no interior da estrutura. A Acqualimp é uma marca de qualidade na qual você pode confiar!

Adquira cisternas da Acqualimp com a Chatuba! Somos uma tradicional loja de material de construção com mais de 50 anos no mercado. Oferecemos ferramentas, pisos, cisternas, tintas e diversos outros produtos para todas as etapas de uma obra. Visite uma de nossas lojas e conheça nosso catálogo!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM